BLOQUEIO CRIATIVO – FILMES CONVERTIDOS PARA 3D

E cada dia que passa, Hollywood surpreende cada vez mais. Na verdade, o que vou falar neste post não é algo que começou de um ano pra cá. Uma das últimas e lucrativas modas dos chefões hollywoodianos é converter filmes (recentes e/ou mais antigos) para o formato 3D. Pois é, o fato de usar aqueles desconfortáveis óculos na sala de cinema rende muita grana para os grandes estúdios. E a malandragem não para.

Para quem não sabe, o processo de produzir um filme em 3D desde o inicio, é bem mais caro que produzir o filme 2D. Mas, a conversão do filme para 3D na pós-produção é muito mais barata. Ou seja, diversos filmes 3D que vemos por ai com a péssima qualidade, é devido ao fato de os chefões hollywoodianos não abrirem a mão (ou o bolso) pra fazer um filme 3D desde o começo e com qualidade melhor.

Imagens+3D

Como os filmes são convertidos para 3D?

Existem três maneirar para realizar a conversão do 2D para o 3D. Todas as maneiras buscam recriar o efeito paralaxe (a diferença na posição de um corpo devido a esse ser visto de duas posições diferentes).

Seguem abaixo as três maneiras:

1. Recortar e colar

O primeiro método é o mais fácil e rápido – leva cerca de um mês. Um software localiza os elementos de cena que estão no primeiro plano (mais “à frente” no cenário) e desloca seus pixels para criar a imagem duplicada do 3D. Esse processo é parecido com o dos televisores 3D.

2. Trabalho braçal

O segundo método é semelhante, mas mais artesanal. Por isso, se for feito às pressas, pode deixar a desejar – foi o que aconteceu, por exemplo, com o filme Fúria de Titãs, de 2010. Cabe a um artista 3D (e não a um computador) analisar cena a cena e separar os dois planos. Em seguida, é criada uma modelagem geométrica dos principais elementos.

Jogo de cena

Sobre essa geometria, é projetada a cena original – assim, as modelagens ganham a textura, as sombras e a luz originais. E aí essa imagem é filmada por uma câmera 3D virtual (criada pelo próprio computador dentro desse cenário). Essa câmera cria a sobreposição de imagem que será projetada na tela das salas de cinema.

3D-glasses-anaglyph

3.Mínimos detalhes

A última técnica é uma versão melhorada da segunda. Aqui, a cena é desconstruída e todos os elementos são modelados a mão. Depois, ela é reconstruída quase inteira em 3D e também recebe a projeção do 2D. Alice no País das Maravilhas, de 2010, foi feito assim. Esse é o método mais caro: de US$ 80 mil a US$ 100 mil por minuto de filme.

Fontes: Diego Velasco-De Armas, sócio do estúdio de animação Oca Filmes, Ricardo Eloy, especialista em computação gráfica da escola Melies, e site Omelete.

 Quais serão os próximos filmes a serem convertidos (ou estragados) para o 3D?

Nesta lista, o que me incomoda não são nem os futuros lançamentos que serão convertidos para 3D, mas sim, os filmes clássicos.

Abaixo seguem alguns filmes clássicos que serão convertidos no formato 3D:

Obs* Alguns deles já até passaram no cinema

– Titanic (já passou no cinema)

– Procurando Nemo (já passou no cinema)

– O Rei Leão (já passou no cinema)

– Jurassic Park (já passou no cinema)

– Top Gun – Ases Indomáveis

– Monstros S.A

– Star Wars (os três primeiros filmes)

– Indiana Jones (os três primeiros filmes)

– Harry Potter (todos os filmes)

– Shrek (todos os filmes)

titanic_ver9

E abaixo, alguns filmes que veremos por ai (lançamentos) que serão (ou foram) convertidos para o 3D na pós-produção:

– Homem de Ferro 3

– O Homem de Aço

– Thor 2

Homem-de-Ferro-3-poster-IMAX

Quer saber a diferença? Assista “Fúria de Titãs” em 3D e depois assista “A Invenção de Hugo Cabret” do mestre Scorsese. Ao assistir a obra-prima de Scorsese, você percebe detalhadamente o quão trabalhado foi o 3D. Quando assisti no cinema, eu percebi o efeito nos pequenos flocos de neve caindo bem no inicio do filme.  Scorsese soube usar milimetricamente o efeito sem que ficasse exagerado e atrapalhasse a historia do filme. Hoje, o 3D é (mal) utilizado apenas para gerar (mais) renda aos estúdios, pois a criatividade para utilizar o 3D restou apenas em algumas animações. E olhe lá.

Agora, resta torcer para que acabe logo esta moda de conversão, principalmente para os filmes antigos, e que os estúdios produzam, e com inteligência, o filme desde o inicio em 3D.

Anúncios

5 Respostas para “BLOQUEIO CRIATIVO – FILMES CONVERTIDOS PARA 3D

  1. Cara, eu assisti Fúria de Titãs em 3D e achei uma porcaria. Agora transformar filmes já consgrados em 2D em 3D é pura sacanagem.

  2. Cara, não curto filme 3D, muito pra-que-isso, nada que valha realmente a pena. Hugo Cabret é lindo, mas seria lindo até visto em 240p via YouTube, porque o texto e a construção dele são sentimentais, uma homenagem ao cinema com efeitos especiais. Acho que os óculos 3D escurecem a cena, hoje vejo Thor em DVD e acho que vi mais detalhes em minha telinha caseira do que no cinema com os óculos. Correndo por outra linha, a Alice do Burton é um filme bem mediano, o que valeu a pena nele foi exatamente a interação com o 3D, ele precisa distrair você com o excesso de 3D para que o indivíduo não perceba o roteiro fraco dele.

    • Assis, muito legal seu comentário. Eu também não sou muito fã de filmes 3D, para mim, acaba atrapalhando o filme e te da uma dor de cabeça desnecessária rsrsrs.

      Mas ainda tem filmes que valem muito a pena….o Gravidade é um bom exemplo (escrevi este post antes de o filme existir)…mas o filme é maravilhoso e o 3D é muito bem aproveitado, não estragando o filme. Não gosto muito do Avatar, mas a tecnologia também é impecável….agora na maioria dos filmes de heróis, o 3D é totalmente desnecessário, servindo apenas para cobrarem mais caro nos ingressos.

  3. Eu acho essas opinioes que tenho visto muito dramaticas e inuteis. Um filme convertido é apenas mais uma opcao de lazer pra quem gosta de cinema. Quem nao gosta, assiste em 2d. Jurassic park ficou otimo em 3d, e espero que outros filmes sigam este exemplo. Nao é pq um filme foi disponibilizado em 3d que o 2d vai sair de circulacao.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s